Graduação Pública tem que ser a Prioridade

A Universidade tem como seus pilares de sustentação o ensino, pesquisa e extensão. Ela deve proporcionar vivências, reflexões e aprendizados de interesse público, que gere conhecimento em prol da sociedade, que sirva para emancipar seus componentes em busca de uma soicedade mais justa e humana.

Com os conceitos apresentados, esbarramos em nossa Universidade nos Cursos pagos (MBA, especialização ou similares), já que a UFPR tem em torno de 50 cursos de grauduação gratuitos, e mais que o dobro – 116 em toda UFPR – de cursos de especializações pagos. Oras, a Universidade Federal do Paraná é realmente pública ?

Como Conselheiro, percebemos diariamente as enxurradas de cursos pagos nas pautas de Reuniões do CEPE – Conselho de ensino, pesquisa e extensão, e do COPLAD – Conselho de planejamento e administração. Ali percebemos o quão privatizada a Universidade se encontra, como a lógica do mercado fala mais alto. Vemos muitos professores esvaziarem as salas da graduação por conta de conflitos de horários ou mesmo mandando mestrandos e outros substitutos. É visível que a cada dia a extensão e a pesquisa na graduação tem se tornado “privilégio” de poucos. Como podemos mudar ?

A atuação do DCE UFPR nos conselhos superiores, vem sendo coordenada, responsável e integral. A estratégia que vem sendo adotada é pedir vistas dos cursos de especialização, já que em muitos casos, além da nossa divergência de concepção, encontramos processos mal organizados e confusos, com repasses errados em benefício de uns poucos, além de outros desvios corriqueiros contra a UFPR.

O último relato feito na 1ª Câmara do COPLAD, do curso de MBA Marketing Empresarial, do DAGA – Departamento de Administração Geral e Aplicada, solicitamos auditoria de valores não declarados a Universidade, professores Dedicação Exclusiva fazendo Consultorias irregulares, pior, usando toda infra estrutura de salas de aula, biblioteca, estacionamento, luz, água, secretários, além do Status da UFPR.

Por Érico Massoli Ticianel
Coordenador Geral DCE UFPR
Conselheiro COPLAD
Membro Soylocoporti

This entry was posted in Educação and tagged . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário