Reitoria UFPR “OCUPADA”?

Reitoria “OCUPADA”?

Ocuparam” a Reitoria, você viu? Pois é… mas não foi deliberado no Congresso dos Estudantes, aliás, instância máxima de decisão dos estudantes, que faríamos um abaixo-assinado pedindo a prorrogação dos prazos do REUNI? Não sendo prorrogado, o DCE votaria contrário ao projeto no Conselho Universitário. O ato dos estudantes não seria neste dia de votação? Sim, foi isto que foi definido. Mas então porque fizemos o Congresso, aliás, instância máxima de decisão dos estudantes, se era para fazer contrário ao que foi deliberado? Por quê? Por quem?

No XI Congresso dos Estudantes da UFPR foi deliberado que o projeto do REUNI apesar de ter estimulado o debate sobre os rumos da universidade e sinalizar com verbas adicionais para a mesma, não contempla as históricas reivindicações da comunidade universitária e permitindo uma série de interpretações e dúvidas nas suas diretrizes, podendo deste modo, ferir sua autonomia. Por conta disso foi deliberado que no Conselho Universitário (COUN), pediríamos mais prazos para a discussão do REUNI na UFPR, que se não entrássemos este ano ao menos pudessemos além de discutir, avaliar como foi o primeiro ano do decreto, caso o COUN não aceitasse a prorrogação votaríamos contra a adesão ao REUNI. Definiu-se ainda que faríamos um abaixo-assinado com a revindição estudantil e que no dia do COUN faríamos um ATO durante a realização da votação.

Acima de tudo, exigimos a prorrogação dos prazos para garantir que a comunidade acadêmica possa trabalhar de forma unida e integrada, desenvolvendo projetos que contemplem as necessidades específicas de cada curso, exigindo assim a adequação do programa do MEC à realidade da UFPR.

É por isso que o DCE UFPR, cumprindo a Resolução do Congresso, não legitima a referida “ocupação”. Pois esta “ocupação” está em desacordo com as deliberações da comunidade estudantil da UFPR, não respeitando as discussões dos estudantes em suas instâncias máximas de deliberação (como o Congresso dos Estudantes da UFPR e o Conselho de Entidades de Base), e passa por cima de debates que vem ocorrendo desde Agosto, e as deliberações decorrentes destes processos. Precisamos manter as ações democráticas para a condução do Movimento Estudantil, caso contrário o discurso torna-se vazio de valor e significado. Dizer que o Conselho Universitário não é democrático e desrespeitar os espaços democráticos no movimento estudantil é muita incoerência.

A batalha dos Estudantes para garantir a Universidade pública, gratuita e de qualidade só terá êxito com a união do movimento estudantil.

Mãos a obra! Vamos para as ruas! “Sim ou Não”, isso não é discussão!

Vamos legitimar as nossas discussões, procure o abaixo-assinado tirado pelo Congresso, cobre do seu Centro Acadêmico.

Diretório Central dos Estudantes – CACE – CEAD – CAGI – DAEP – CAEM – CAEP – GAU – DAEL – DAEBB – DAEQ – CAEA – CAMI – CAMAR – CAMV(Palotina) – CAAT – CAE – CAALV

This entry was posted in Movimento Estudantil. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário