Quilombo de João Surá dá lição de vida!

Esta poderia ser uma simples notícia não fosse pelo fato de estar sendo redigida diretamente da Comunidade Quilombola de João Surá, que está localizada no Vale do Ribeira do Paraná, uma região que historicamente tem sofrido com a opressão de grandes interesses privados e públicos, não tendo acesso a nenhum meio de comunicação. No passado, esse isolamento se deu pela fragilidade de um povo que acreditava obter seu próprio sustento no trabalho diário das terras, no contato direto com a natureza, perpetuando costumes e crenças ancestrais dos antigos escravos diante de um tema até hoje mal resolvido no Brasil: REGULARIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO JUSTA DE TERRAS PARA TODOS. Entretanto, vê hoje seus jovens, por falta de oportunidade, serem absorvidos pelas madeireiras gananciosas, sub empregos das cidades vizinhas e fazendeiros sem escrúpulos pressionando governo e justiça, em busca do roubo de suas terras, a caminho da regularização pelo Governo Federal.

Desde Julho/08, com a parceria de órgãos públicos federais, UFPR, Eletrosul e outros, conseguimos instalar uma conexão de internet nesta comunidade, transformando o seu TELECENTRO em um local de comunicação deste povo que nunca possuiu um telefone público e que no passado se isolou e foi isolada.

Portanto, que a partir de hoje, notícias como essa, sejam rotineiros em João Surá, e que em breve a própria comunidade seja responsável por tal quebra de paradigma.

Desde julho, superado a barreira tecnológica, o Coletivo Soylocoporti, iniciou trabalho de inclusão digital e cultura na comunidade, e os trabalhos vão de vento em polpa, já com mais uma visita prevista para os dias 15 e 16 de Novembro, aonde jovens e adultos estão sendo capacitados em pról da própria comunidade, que terá a missão de ensinar a todos de João Surá e região, os benefícios que a Internet pode trazer a todos: comunicação fácil, informação e conhecimento, educação, contato com outras comunidades quilombolas, subsistência e oportunidade de se auto afirmarem como uma cultura soberana e detentora de seu próprio futuro.

Já vemos de quantas maneiras um Telecentro pode revolucionar uma região! Em breve, a própria comunidade nos dirá qual o caminho mais correto e quais políticas públicas deverão ser seguidas para o Vale do Ribeira do Paraná, e principalmente, como é fundamental respeitarmos as comunidades remanescentes/ancestrais! O Quilombo de João Surá tem muito a nos ensinar, cidadãos ocidentais, arrogantes e “donos da verdade”!


This entry was posted in Comunicação, Cultura and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Quilombo de João Surá dá lição de vida!

  1. Rodrigo Mendes says:

    sei que é um comentário tardio, porém estou curioso.
    a quantas anda este projeto? já a três anos de sua implantação a comunidade tem usufruido deste canal de comunicação?
    e como anda a cultura local? ela não pode sofrer gravemente com a influência exterior que agora certamente será grande?

    abraço

  2. Neide says:

    ola estamos de mala pronta pra conhecer joao sura no proximo feriado de carnaval; somos do grupo de escoteiro tiradentes de sao paulo e estamos levando bastante doacao de roupas,cama mesa e banho,nem imagino como chegaremos la ,estaremos chegando em Iporanga no sabado pela manha,se alguem puder avisar o povo de joao sura por favor nos ajude ,precisaremos da ajuda dos moradores pra levar as doaçoes. Estamos chegando em Iporanga na rua da pousada casa de pedra em frente a casa da dona Alice edoSr Paulo.Estaremos na casa do Sr Claudio, ele há 32anos atras esteve em jaoa sura e agora esta nos levando. Por enquanto nao sei em quantos vamos,decidiremos no proximo sabado 11/02/2012 . Desculpe nao sei mexer direito em computador. Muitissimo obrigado

Deixe um comentário