OPUS DEI – uma sombria e poderosa organização católica

A sociedade Sacerdotal da Santa Cruz e Opus Dei – ou como é mais conhecida, “Opus Dei” ou “A Obra” – é uma sombria e poderosa organização católica, cujos Estatutos receberam aprovação da Igreja Católica. Promove uma agenda social e eclesiástica extremamente conservadora, através de canais duvidosos, porém, muito eficazes.

O Opus Dei, Organização criada na Espanha, pouco antes da Guerra civil Espanhola (1936-1939), é uma prelazia pessoal da Igreja Católica, que tem afetado profundamente as vidas de um extraordinário número de católicos.

O Opus Dei nasceu e cresceu na obscura e longa noite do franquismo. Embora professando-se extremamente inovadora, vai contra a principal corrente moderna católica, por aplicar um número incontável de práticas inaceitáveis como: censura de livros, incentivo a seus membros para auto-flagelação, além de destinar às mulheres a santificação no trabalho doméstico.

O teólogo Leonardo Boff define o Opus Dei como:

“um tipo de fundamentalismo que trata de restaurar a antiga ordem fundamentada no matrimônio entre o poder político e o poder central”.

Interessante saber que o primeiro passo do Opus Dei, quando chega a um país, é estabelecer legalmente uma Associação Cultural, sem fins lucrativos. É também uma forma legal de conseguir ajuda econômica, evitar encargos fiscais, além de ter total liberdade de atuação neste país.

O Opus Dei continua apresentando sua velha camuflagem quando inicia seus trabalhos: uma imagem de liberdade e vigor, através da exposição de alguns (poucos) membros mais brilhantes ou naturalmente simpáticos, que servem de “isca” para novos ingênuos. Entretanto, a realidade por trás dos “bastidores”, dos muros, dos sacramentos, sorrisos bem educados, o que se apresenta é uma estrutura fortemente hierarquizada, uma crescente frustação em seus membros mais antigos, que viram seus sonhos de juventude reduzidos à observância minuciosa de um emaranhado de regrinhas e proibições, que geram remorsos, medos e culpas.

Seus membros pregam a catequese mundial – a cristalização universal – e a busca pessoal da santidade. Impõem uma série de obrigações extremamente severas como:

  • aconselhar a abediência CEGA a diretores espirituais, que “sabem o que Deus quer”;
  • encorajar a autoflagelação como penitência: o uso diário do cilício e o uso semanal da disciplina;
  • não só frequentar a missa diariamente e rezar o terço, mas cumprir 3 horas diárias com deveres espirituais;
  • desaconselhar a compra de LIVROS SEM APROVAÇÃO dos diretores;

A pessoa que entra para o Opus Dei, não optou espontaneamente por fazê-lo. Ela é escolhida pela organização, que seleciona os futuros membros “mais interessantes ou promissores”. Quando selecionado para fazer parte do Opus Dei, o futuro membro é escolhido por:

a) ser fisicamente bem apessoado;

b) mulheres que optem “livremente” pelo celibato, ainda devem preencher estes requisitos:

- ser virgem;

- não fumar;

c) pessoas casadas não submetidos a qualquer tipo de esterilização artificial;

Importante lembrar também, que o Opus Dei combate a família, sendo a “lavagem cerebral” de seus novos membros a estratégia adotada para as futuras vítimas! Não havendo (des)orientação da família, o caminho fica totalmente aberto a seita católica! Entretanto, a destruição humana pode ser irreversível!

O opus dei se utiliza de manipulação e influência de altos escalões governamentais, profissionais e religiosos, para alcançar todos os seus objetivos! Portanto, quando menos se espera, políticos, juízes, jornalistas, delegados, empresários, e tantos outros profissionais, ligados a rede do opus dei, favorecem seus membros em detrimento dos demais. O custo “dos fins justificam os meios” é de toda sociedade!

A influência da Orgnaização transcende o âmbito político, para fundir suas raízes no setor enconômico e financeiro. Santiago Aroca, autor de uma ampla investigação independente sobre o Opus Dei, afirma que a Obra abrange cerca de 1.500 empresas e sociedades.

Apoio bibliográfico:

SILBERSTEIN, Elisabeth. Opus Dei. A falsa obra de Deus – alerta às famílias católicas (2005)

share save 171 16 OPUS DEI   uma sombria e poderosa organização católica
Esta entrada foi publicada em Religião e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

37 respostas a OPUS DEI – uma sombria e poderosa organização católica

  1. diego disse:

    Grande Érico,

    Ótimo texto para esclarecer. Espiritualidade é essencial, dogmatismo é doença!

    Abraços,
    Diego Canhada

  2. livia disse:

    sou catolica e essa ceita e um insulto a nossa religiao vces sao uns loucos ; estao e demoniados pq isso e coisa do demonio
    vao se converter a deus pq isso nao faz parte da igreja catoica

  3. Érico disse:

    Olá Lívia,

    Infelizmente, para a Igreja Apostólica Romana, a ceita Opus Dei foi institucionalizada na hierarquia do vaticano.

    Não é questão de demônios! É a pura realidade. Procure um guia esperitual mais próximo de sua casa/bairro e descubra também por si só!

    A coisa é muito séria para se resumir tal discussão a demônios!

    Espero que abras o teu olho e ótimos fluídos pra tua fé!

  4. cicero de freitas disse:

    vcs não sabem o que escrevem e afirmam o que não sabem pois o opus dei é uma istituição que a igreja catolica ama muito e como não vou perder tempo explicando vejam isso vcs mesmos:

    na canonização de sãojosémaria o que o papa disse mesmo? http://www.opusdei.org.br/art.php?p=14551

    http://www.opusdei.org.br/art.php?p=14523

    • gabi disse:

      vc acha mesmo que eles vao por a frente o errado…?
      olha q lindo é a maconaria…ou vc tbm acha q é limpo?
      por opcao fico na duvida…se é bom…q bom…se é ruim que fique com o pe atras e de olhos bem abertos…quem pode garantir?

  5. karlla disse:

    minha irmã faz parte do opus dei,porem ela pouco diz sobre o q se passa la dentro naoi posso afirmar q o q estao dizendo é verdade,mais ela ja me contou q trabalha mais do salario dela ela o suficiente para gastos pessoais(pasta d dente,absorvente,etc)sendo o restante doado para a igreja,ela afirmou tb usar silicio(uma cinta presa a perna) duas hrs por dia,afirmou tb durmir com uma tabua no colchao…mais mesmo falando td isso ela se diz muito feliz por fazer parte do opus dei…mais nao sei dizer sera mesmo uma lavagem cerebral ou eles se sentem feliz por dedicar a vida ao trabalho e a ´´deus“…realmente nao o q se passa na cabeça dela…gostaria muito d saber realmente o q se passa la dentro..ja q td é tao discreto e nem mesmo minha mae tem informaçoes concretas sobre o opus dei e eles tb nau fazem questao d explicar…espero q um dia a imprensa consiga algo concreto.fica aqui minhas palavras,e muitas duvidas.

  6. Tibiriçá Ulerio disse:

    Bom mesmo são os bastidores do governo dos Castro…

  7. WERCULES disse:

    MARAVILHOSO, BEM EDUCATIVO FORMADOE,

  8. Leandro Santos disse:

    Católicos, vcs precisam ler esse texto que explica melhor o que é o Opus Dei, por pessoas que não são da Obra.

    http://www.veritatis.com.br/article/3520

  9. maria maia de morais disse:

    Gostaria de saber porque a palavra Opus Dei não aparece nas fachadas de seus Centros Culturais? E que artifícios vocês usam para fazer essa lavagem cerebral para o aliciamento dos jovens, tornando-os à margem da sociedade, cheios de pecados? Se pregam tanto a caridade, porque seus membros são escolhidos dentre os cultos e de poder aquisitivo considerável? A minha crença no catolicismo ficou muito abalada ao saber dessa segregação. Gostaria de maiores esclarecimentos, para que a família pudesse opinar desde o início da frequentação das reuniões, pois o que passam para os pais é que estão indo em reuniões em Centros Culturais e a palavra Opus Dei só aparece depois de um longo tempo.

    • Érico disse:

      Olá Maria.,
      a intenção é justamente esconder o nome dessa poderosa organização….os ditos “centros culturais” são estratégias de captação de recursos e de aliciamento de
      novos jovens com potencial aquisitivo e intelecto. Pode até haver pessoas fazendo o bem nessa seita, mas a intenção de poder é muito perigosa, o que acaba distorcendo os “fins justificam os meios”!

  10. san agatha disse:

    ainda nao entendi muito mas vou procurar saber mais s respeito do opus dei! algumas coisas sao absurdas, sera que tudo ou quas4e tudo e verdade?

  11. Ana Maria disse:

    gente, leiam a biblia com fé em Deus pois só Jesus é o caminho a Verdade e a Vida. é o que estar escrito na Palavra de Deus. que é a Biblia Sagrada, tudo que devemos seguir é o que estar escrito no Livro Sagrado

    Que Deus abençoe a Todos.

  12. Gabriela
    boa tarde sou um cristão e concordo sim que opus dei e uma seita católica sim .
    se apessoa esqucer de rezar o terço
    tem que se sacrificar seu próprio corpo
    tem que saber a obedecer o pai celestial
    não ficar dando xicotada
    se ferir
    se maltrar seu corpo
    sabendo que jesus cristo não esta nesta seita
    que o opus dei
    para mim e um tipo de ritual satanico
    jesus cristo diz:
    e melhor obedecer do que o sacrificar.
    aviso:
    Deus não estar nisso não para quem prartica opus dei.
    isso é euma loucura
    obedessa a Jesus Cristo
    se sacrificar seu corpo
    isso Deus fica triste
    larga isto
    deus não se agrada nem um pouco
    prefiro
    obedecer a Jesus cristo
    do que
    cortar
    meu corpo
    do machucar meu
    próprio corpo
    obedesso sim
    por isso eu não concordo nem um pouco com Opus dei
    sei que é muito desrespeitoso a deus.
    jesus ama
    vocês.
    leia com carinho.

  13. Alex disse:

    A Igreja Católica aconselha sim que olhe qualquer tipo de filme e até mesmos certos livros.
    Isso não vem só do Opus Dei, como toda instituição católica também incentiva a ler bons livros, livros de fundamentos que ensina realmente.
    Sou católico e sigo sim os conselhos de alguns padres que conheço como também admiro o trabalho do Opus Dei.
    Quem sabe se todos seguissem fielmente os ensinamentos da Igreja Católica não teriamos tantas notícias de estupro ou casos de pedofilias, assassinatos.
    E quanto fazer alguma penitencia ou jejum, isso não mata ninguem.
    Quantas outra religiões também pedem aos seus fieis que algum sacrifício ou penitencia e ninguem critica.

    • Arnaldo Carneiro disse:

      Seria ótimo que as Igrejas Católicas e os padres indicassem a Biblia Sagrada para leitura, o que há poco tempo atras nãofaziam isso, alias, a pregação era em latin para ninguem entender nada. Pois diz as escrituras que o meu povo padece por falta de conhecimento e esse conhecimneto vem somente da palavra de Deus, podendo ser lido, ouvido de um padre, pastor ou rabino.

      A verdadeira religião não é o homem se esforçando para chegar a Deus e sim Deus se esforçando a chegar no homem atraves do seu Filho Jesus Cristo.

      Pense nisso!

  14. Alex disse:

    Faço uma pequena correção:
    quiz dizer que a Igreja Católica aconselha sim que não olhe qualquer tipo de livro ou filmes.
    Perdoe-me a falha na digitação.

  15. rayanne disse:

    toda pessoa que qr ser um VERDADEIRO cristão devii obedecer os ENSINAMETOS DE DEUS,mandamentos de DEUS,conhecer a SUA PALAVRA! nao seguiir uma seita que nao seguii nada o que diiz a biblia,o poblema é que acreditamos que padres,papa sao DEUSES e q devemos seguiir tudo do jeitiim que eles qrem,meus irmaos abram os olhos!! adorem somente a Deus,pra q flagelaçao?! se Jesus ja pagou na cruz qlqr condenaçao,o sangue de Jesus nao é o suficiente para pagar seus pecados nao meus irmoaõs?!vc aiinda tem que sofrer para pagar?!esse sacrificio(flagelaçao) é nada para Deus!! que Deus os abençoe e abram seus olhos espirituais!

  16. amarildo disse:

    fluido não é fé!!!!!

  17. amarildo disse:

    A Opus Dei não é o que o filme diz. É uma opção de ser Igreja, porém não acho que seja das melhores.

  18. Pingback: OPUS DEI – uma sombria e poderosa organização católica « Blog do Alexandre

  19. Vânia C. disse:

    Lí seu artigo e não pude deixar de comentar sobre a “lista de exigências” para ingressar na Opus Dei. Não vi nada de diferente do que um catolico PRATICANTE tem que fazer, mesmo os que nunca ouviram falar na Opus Dei. E só de citar o Frei Leonardo Boff não preciso falar mais nada, um cara que foi excomungado da igreja deveria meter o rabo entre as pernas e esquecer que JESUS existe!!. Isso é uma blasfêmia contra a igreja e se você pensa que Deus vai deixar isso barato está muito enganado.Espere que ELE vai te mostar com quem está se metendo!

  20. Jeronimo Alves disse:

    O Salazar sabendo do veneno transmitido por essa organização, ordenou a constituição de uma task-force especial para o efeito no âmbito da PIDE para avaliar o grau de penetração da OPUS-DEI em Portugal. Felizmente consegui conter essa organização violenta e decadente.

  21. Jorge disse:

    Como faço para pretencer a vossa instituição?

  22. carlos disse:

    com todo respeito. Se os católicos lessem a Bíblia, e quisessem realmente segui-la, nem católicos seriam. Vários ensinamentos, são realmente distorsidos.Gente!!!!!!!!! abram os olhos .O Rei dos Reis está voltando ; o unico que é digno de honra, glória, louvor, adoração. Erra o homem, não examinar as escrituras; pois , o pior cego é aquele que não quer ver. DEUS continue nos abençoando.

  23. vania criss disse:

    A igreja catolica tem demostrado de varias maneiras o seu desvio para com a palavra de Deus. por isso irmaos acreditemos no senhor apenas e nao em ceitas que agem estraordinarimente para impressionar a Deus…. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho jesus para nos salvar de todos os pecados, por isso nao se justificam essas coisas que a opus dei tem feito… jesus esta voltando………

  24. Milton Córdova Junior disse:

    O Cristianismo não precisa de NENHUMA das várias igrejas que se autoproclamam cmo “cristãs”. Igrajas católicas, protestantes, “evangélicas” (que fazem de tudo menos o que os Evangelhos pregam), etc e tal.

    Bastaria que as pessoas aplicassem Gálatas, 5.14

    Entretanto, o ser humano tem uma extrema necessidade de adotar e acreditar em coisas mais complexas, com aparências e roupagens externas muitas vezes complexas e mirabolantes, preceitos “secretos”, “místicos”, misteriosos e pomposos. Que, muitas vezes, nem ele mesmo entende…

    Tudo em violação aos ensinamentos simples de Cristo.

    • Arnaldo Carneiro disse:

      Você não parece uma pessoa persistente, e é levado pelas primeiras impressões, e muito provavelmente por comodismo tem um conceito superficial e quer generalizar sua opinião, cara tem várias igrejas que pregam a Palavra de Deus com muita unção e poder. Posso te garantir que Deus preserva sua verdadeira igreja, trate a você de buscar enquanto há tempo…

  25. Josimar disse:

    Para quem fala que os católicos
    não lêem a bíblia, fiquem sabendo que foi
    ela quem estabeleceu o canon bíblico, ou seja
    sem igreja católica sem bíblia.
    E sobre a opus Dei (obra de Deus)eu não
    concordo com sociedades secretas mas não acredito
    que ela seja maligna. Conheci pessoas boas
    que fazem parte da “obra de Deus” . Acho q vale a
    pena buscar outras opiniões antes de sair por aí caluniando

  26. FLAVIO disse:

    acho q quem inventou e quem pratica tamanha besteira, deveria levar 80 chicotadas em praça publica. e muita besteira junta, tanta coisa a se descobrir e tanto a se fazer, e uma cambada de mediocres dando enfase a uma idiotice dessa. 1 mundo sem religiao seria bem melhor. o q nus criou esta acima de tudo isso, e viva o racionalismo. meu imail para troca de ideias flaviommeneses@hotmail.com.

Deixe uma resposta