Essa matéria tornou-se capa de milhares de jornais e revistas. Justifica-se o alarde ? Por que gerar tanto terror frente a folha de coca ? Seria a folha de coca o mesmo que cocaína ? Quem disse isso ? Por que os bolivianos e peruanos a tratam como planta sagrada ?
Um fato tão simples se torna manchete mundial, mas ninguém diz as claras de quem é o lucro com a criminalização das drogas; ninguém se preocupa em publicizar os mais de 500 bilhões de dólares injetados pelo comércio das drogas todo ano na economia; Quais empresas e países estão lavando essa grana ? Quem ganha com isso ? E a indústria bélica, aonde entra nisso ?
disseram os tablóides pelo mundo afora……
Com uma folha de coca na mão, que depois mastigou, o presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu nesta quarta à ONU, em Viena, que retire a planta da lista de entorpecentes proibidos pelas convenções internacionais;
“Isto é uma folha de coca, não é cocaína. Não é possível que esteja na lista de entorpecentes da ONU”, declarou Morales com a planta na mão, arrancando aplausos de várias delegações.
“A mastigação é isto. Não faz mal a ninguém. Não é porque mastigo que sou viciado em drogas. Se for assim, (Antonio María) Costa (responsável da ONU para a luta antidrogas e presente na sala) deveria me levar preso”, acrescentou Morales, que voltou a ser aplaudido pelos participantes de uma reunião da Comissão de Narcóticos da organização.
“Eu sou produtor desta folha de coca. Não é porque sou produtor que sou narcotraficante”, acrescentou Morales, pedindo à legislação internacional que se adéque a uma nova realidade.
“Esta folha de coca é medicina para os povos. Não é prejudicial para a saúde humana em seu estado natural”, frisou.
“Venho com muito respeito pedir que corrijam um erro histórico”, disse Morales, ao criticar o fato de a folha de coca ter sido incluída no Convenção de Entorpecentes da ONU de 1961.
“Consumi intensamente folha de coca durante dez anos, quando trabalhava na agricultura, e não me sinto desnutrido. E tenho 50 anos”, declarou.
O chefe de Estado também disse que o consumo de folha de coca já era comum três mil anos antes de Cristo e que não é possível eliminar uma prática tão antiga.
Morales argumentou que proibir a folha de coca “constitui um atentado contra os direitos dos povos indígenas”, que a planta não tem efeitos negativos e que, “como presidente”, não pode “pedir algo que façadano à humanidade”.
Além disso, o presidente e líder cocaleiro reafirmou que lutará “de maneira frontal contra a cocaína, o narcotráfico e as drogas”.
Segue abaixo poema de Marina Escobar.
Por Marina Escobar
La coca andina es verde
y es mejor que la espinaca
de los popeyes del norte;
si comes coca no te drogas
si comes uva no te embriagas
Si erradican los cocales
que erradiquem los viñedos
cebada y cañaverales,
por qué estamos desde Noé
transformando alimentos
creyendo estar más contentos ?
A la coca la blanquean,
a la uva y la cebada la fermentan
a la caña la trituran.
Carajo qué hombres tan locos!, quizá es mejor ser animal.