Santa Cruz – La Paz

 

 

la-paz.jpg

 

A estadia em Santa Cruz de la Sierra não foi lá aquela coisa. Creio que por questões de divergência política, muito calor, povo seco, ficamos mais uma vez com a sensação de uma cidade bem sem sal, já que as belezas bolivianas de qualquer outra região, e principalmente do Altiplano, superam as da capital cruceña. Além disso, Amarelo e Emanuel tiveram problemas, já que caíram em um golpe de falsos policiais que levaram 100 dólares de cada um. Para piorar, fomos ao consulado geral do Brasil em Santa Cruz para pedir ajuda, contatos e entrevistas, mas nada nos foi dado. Grande perda de tempo. A vice-consul era uma carioca mal humorada e arrogante. Parecia que trabalhava obrigada! No fim, deixamos de fazer mais entrevistas na cidade. O prêmio de consolação foi o jantar tipicamente brasileiro no Restaurante Tia Lia, todos brasileiros de Tocantins, vivendo por ali desde meados da década de 90. Jantamos uma comida super saborosa, e de grátis!

Na praça central de Santa Cruz, 24 de Setembro, coletamos imagens do povo assinando o livro pela aprovação do Estatuto autonômo, fizemos entrevistas com senhores descendentes de espanhóis, com uma estudante universitária e conseguimos o contato de Carlos Klinsky, Presidente da Câmara autonômica de Santa Cruz, que infelizmente não estava na cidade. No fim saímos de Santa Cruz rumo a Cochabamba (Bs 54, e 10 horas de viagem), e de lá tocamos direto para La Paz (Bs 40, e 7 horas de viagem), aonde chegamos as 19h00 do dia 23/12/07, Sábado. Estamos em La Paz. Seu Roberto nos recebeu muito bem. Logo deixamos a carta de Bianca com ele. Como havia sido aniversário de Emanuel no dia anterior, seu Roberto nos convidou para uma cerveja, paceña – feita com as águas puras dos Andes. “Regalou” um livro de presente ao aniversariante com tudo sobre Copacabana e o lago do Titicaca. No dia seguinte, planejavamos passar o Natal em Copacabana!

This entry was posted in América Latina, Diário de Bordo, Mochilão. Bookmark the permalink.

15 Responses to Santa Cruz – La Paz

  1. Mônica Paes says:

    Boa noite
    prciso saber sobre o curso de Medicina na Bolivia em Universidades gratuita, mas ninguem me responde, ja perguntei até para o consulad da Bolivia aqui em São Paulo, mas nãtive resposta. Alguém me ajuda!
    Obrigada
    Mônica

  2. Érico says:

    Olá Mônica,
    infelizmente poderei ajudar muito pouco sobre isso.
    Basicamente o que sei é que temos um número razoável de brasileiros cursando medicina em Santa Cruz de La Sierra e que inclusive, na última viagem a Bolívia, tive boas referências de brasileiros que lá estudavam e até mesmo moravam a 5 anos.
    Que tipo de informações você precisaria exatamente ? sobre o país, curso e etc ???
    Espero poder lhe ajudar mais!

  3. jeiner henriques de pre says:

    ola, sou brasileiro e quero morar na bolivia na cidade de santa cruz de la sierra, mas quero saber mais informaçoes sobre a cidade tipo, hoteis, pensoes e outras informaçoes q puder.

  4. ANA says:

    MEU NAMORADO VAI ESTUDAR NA BOLIVIA, GOSTARIA DE IR COM ELE PARA MORAR E TRABALHAR. COMO FAÇO

    • Érico says:

      Olá Ana.,

      Que tipo de informações você precisaria exatamente ? Em que cidade ele vai estudar e Morar ? Tenho um contato bom em La Paz (o dono da hospedagem, seu Roberto, é Boliviano mas tem parentes – filha etc – aqui em Curitiba, que eu conheço inclusive) e em Santa Cruz de la Sierra apenas sugeriria contato com o restaurante da Tia Lia (como consta da mesma citação em meu blog tb).
      Já faz algum tempinho que não vou a Bolívia mas é possível adquirir muitas informações pela internet também.
      Espero poder ajudá-los!
      Obrigado pelo contato!

  5. kenia santos says:

    oi tudo bem ? meu nome e kenia gostaria de saber como e bolivia para morar la tenho filhos e quero saber como e la paz ver que tipo de negocio abrir la nao sei de nada desse pais mas gostaria de saber tudo por favor entre em contato obrigada .

  6. Kelly says:

    O que é preciso para entrar na Bolívia? Que tipos de documentações? é muito burocrático?

  7. Érico says:

    Kenia,

    O país é simples e o povo muito trabalhador. Via de regra, o comércio é quase todo informal – com barriquinhas espalhado por todos os lados. Lapaz é uma cidade alta e fria enquanto a media lua, plana, mais ocidentalizada, mais quente. Não é um país violento como dizem, apenas é simples e tem uma cultura indígina milenar. País violento é Brasil.

  8. Érico says:

    Olá Kelly,

    Você vai precisar estar em dia com a vacina da febre amarela (a vacina é feita em qualquer cidade do brasil e o comprovante é internacional), devendo tomá-lo com 15 dias de antecedência para entrar no país vizinho.
    Tu vai precisar do passaporte e não é muito burocrático não. Dependendo da cidade, sai em até 10 dias. Haverá uma taxa de custo para tirar o documento mas ele tem validade internacional e de um período de 5 anos. Procure a polícia federal.

  9. Bianca says:

    ola eu quero ir estudar medicina e morar ai o custo de vida como é. sera q alguem pode me da essa infomação.

  10. silvana says:

    estou me programando para morrar na bolivia com meus filhos, em santa cruz de la sierra gostaria de saber como façopara conseguir visto de permanencia para ficar no país…

  11. Ednéia says:

    Oii.. Gostariia de fazeer medicina em santa Cruz,
    Mais ainda naum estou informada de nada.. quero sabeer como faço pra morar la ? o custo de viida.. ? a passagem pra la é cara ? me ajuda por favoor. Obriigada

  12. FATIMA says:

    PaPAI E MAMAE se amam seus filhos verdadeiramente nao vao pela carinhas dele(AS) poie por eles já estão la SONHOS LIBERDADE AMIZADES E ETC..
    mas é muito serio quem quer estudar medicina na Bolivia pois no Brasil é complicado eles aceitarem minha opiniao faça vestibular Enem e faça aqui mesmo no BRASIL AI VCE VAI DIZER MAS É DIFICIL MAS SE FOR PARA SER MEDICO AS PORTAS VÃO SE ABRIR NESTA AEREA .NO BRASIL ENTENDE ,
    eu falo do que eu sei para muitOS um SONHO QUE VIRA PESADELO É SO VCE INVESTIGAR,VAI ATRAS DE INFORMAÇAO CONVERSE COM PESSOAS Q PASSARÃO NA PELE . ANTES DE MANDAR SEUS FILHOS E DAI VCE VAI ENTENDER PORQUE NAO COMPESSA ESPERO Q AJUDEI POIS CHOREI MUITO !! DEUS ABENÇOE VCES OREM A DEUS ELE SABE TODAS AS COISA
    COM CARINHO ((FATIMA))

  13. Pâmela says:

    Gostaria de saber se é fácil encontrar empregos na Bolívia???
    Gostaria de morar ai por algum tempo

  14. Ivan says:

    Vai estudar e fazer no Brasil. Fazer medicina na Bolívia é igual começar a vida entrando pelas portas dos fundos. Se não entrar aqui, vai fazer outra coisa. Tem gente que não nasceu pra ser médico. Acorda povo.

Deixe um comentário