Cananéia: Ponto de Cultura Caiçara

caicara 230x215 Cananéia: Ponto de Cultura CaiçaraEis que após recebermos convite do II Encontro de Economia Solidária no Vale do Ribeira, nós do Coletivo Soylocoporti resolvemos participar das atividades. Após rápida preparação, agendamos saída para o dia 21 de Novembro, as 14h00, da casa do companheiro Amarelo. Mas para variar, saimos de Curitiba as 15h00. Eu, amarelo, guti, angélica, otto e vinicius. A viagem foi super tranquila, com piadas e histórias sem fim!

Cananéia surpreendeu-me bastante! Cidade bastante bonita, histórica, com uma forte cultura caiçara e com diversos coletivos jovens organizando-se em pról do meio ambiente e da cultura local! Lindo de ver!

caicara2 230x112 Cananéia: Ponto de Cultura CaiçaraEntre as lutas e bandeiras, averiguamos a luta contra as barragens, contra a proliferação do Eucaliptos/pinos, auto determinação da cultura caiçara, valorização da agricultura familiar, agroecologia e agro-floresta!

Para nós que estamos iniciando contato com os pontos de cultura, foi bastante proveitoso trocar experiência com um ponto de cultura tão organizado e exemplo como este! Entre os diversos trabalhos realizados por lá, gostaria de enaltecer o livro “Saberes Caiçaras: a cultura caiçara na história de Cananéia”
De Cleber Rocha Chiquinho
, e o documentário sobre os “saberes caiçaras”. Bastante inspirador!!

Parabéns aos coletivos de Cananéia!! Forte abraço e obrigado por tudo!

*** trajeto: A distância de Curitiba à Cananéia é de aproximados 220 km. Levando 3 horas de carro e 5 horas de ônibus. Seguindo pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116), vindo de Curitiba, passe por Jacupiranga, entre no primeiro acesso à direita para a cidade de Pariquera-Açú. Atravesse a cidade de Pariquera-Açú e continue pela estrada que vai até Cananéia. Próximo ao km 24, passar pelo trevo em direção a ponte, caso decida pelo carro. Caso opte por ônibus compre passagem para a cidade de Registro, em seguida compre passagem para Cananéia. O valor entre Curitiba à Registro custará em média R$30,00 e Registro à Cananéia custará em média R$10,00.

share save 171 16 Cananéia: Ponto de Cultura Caiçara
Esta entrada foi publicada em Cultura, Pontão de Cultura e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Cananéia: Ponto de Cultura Caiçara

  1. Fernando de Andrade Gonçalves disse:

    Ótimo era bem o que esperava, queria informar que no final deste ano de passagem por Cananéia para conhecer a cidade e as iniciativas voltadas à cultura.
    Preciso tbm saber da possibilidadde de estadia em qualquer local disponivel, estou a caminho no dia 19/12 e talvez fique até o dia 26/12, quando sigo viagem rumo ao Chile passando pelos 3 estados do sul do pais. vou deixar meu emeio para contato.
    ps. sou amigo do Guilherme de Pilar do Sul e do Fernando Avena do Pontão nós digitais.
    Coordeno biblioteca comunitária em Salto.

Deixe uma resposta